

ESPIRITISMO
O Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento e do comportamento humano. Trata de Deus, das leis que regem a vida, dos Espíritos e sua relação com o mundo corpóreo. Revela o que somos, de onde viemos, para onde vamos e qual a razão de nossa existência, da dor e do sofrimento.
O Espiritismo, portanto, pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional e social.
O que é?
A Doutrina Espírita ou Espiritismo é um conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores e codificado por Allan Kardec em 1857. Seus adeptos são espíritas e suas práticas baseiam-se no estudo das Obras Básicas da Codificação (escritas por Kardec) e na assistência material e espiritual dos necessitados.
Resumidamente, podemos afirmar que o Espiritismo é ao mesmo tempo FILOSOFIA, CIÊNCIA e RELIGIÃO. Trata da NATUREZA, da ORIGEM e do DESTINO dos Espíritos e de suas Relações com a vida material.
As verdades da Doutrina Espírita se fundamentam em bases filosóficas, são demonstradas de forma científica e se desdobram em consequências religiosas.
"O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra;
chama para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e
consola pela fé e pela esperança".
Allan Kardec, capítulo VI
O Evangelho segundo o Espiritismo


Princípios Básicos
-
Existência de um Deus único: Inteligência suprema e causa primárias de todas as coisas.
-
Existência de um Espírito que sobrevive à morte.
-
Evolução progressiva dos Espíritos: O espírito, criado simples e ignorante, evolui sem cessar.
-
Pluralidade das existências (Reencarnação): Retorno da alma à vida corporal, para fins evolutivos.
-
Pluralidade dos mundos habitados: “Há muitas moradas na casa do meu Pai”.
-
Comunicação entre o mundo material e espiritual.
-
Existência de um Perispírito, corpo semi-material que une o Espírito ao seu corpo carnal.
-
Livre arbítrio e Lei de causa e efeito: O ser humano é livre
para escolher, mas responsável pelas conseqüências do que faz. Afinal todo efeito tem uma ação como causa. -
Esquecimento do Passado: Como facilitador do nosso processo evolutivo na Terra.
-
Crença de que tudo na vida é regido por Leis Naturais
(leis divinas): Não existem milagres, mas leis que são a base dos princípios de justiça e bondade divinas e que ajudam amanter o equilíbrio de nossas relações com o universo. Exemplo: Lei da adoração, lei do amor, lei da igualdade, lei do trabalho, dentre outras.
As Cinco Obras da Codificação
Clique na imagem do livro para download.

No site da FEB, acesse as principais obras de Kardec. Além dos livros da codificação, há um material completo com a coleção Revista Espírita.