top of page
IMG_AllanKardec (Montada Freepik e IDEAK).jpg

ALLAN KARDEC

FREEPIK (FlatIcon) - estrela-branca.png

03/Out/1804 – Lyon/França

FREEPIK (FlatIcon) - cruz-branca.png

31/Mar/1869 – Paris/França

Nome: Hippolyte Léon Denizard Rivail.

Foi o codificador e fundador do Espiritismo, realizando a tarefa missionária de apresentar em livros os postulados desta Doutrina, que mais do que religião, é filosofia e ciência.

A codificação tem bases filosóficas e pauta-se por metodologia científica, feita de forma metódica, didática e com os conteúdos logicamente organizados, comentados e explicados.

Vida

Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em uma família católica que se destacou na magistratura e advocacia. Porém, desde a sua juventude, interessou-se pelo estudo das ciências e da filosofia.

 

Educado na Escola de Pestalozzi, um grande educador suíço, tornou-se um de seus eminentes discípulos e propagador de seu método, que tão grande influência teve na reforma do ensino na França e Alemanha. Essa escola abriu sua mente para novas ideias, ideias que o tornariam um progressista e livre-pensador.

 

Resumir a vida de Rivail não é tarefa simples. Grande estudioso e pensador de sua época, foi poliglota, traduziu obras de educação e de moral, foi membro de diversas sociedades acadêmicas. Como pedagogo lutou pela democratização do ensino público. Em sua residência, manteve cursos gratuitos de química, física, anatomia, astronomia e outros. Essa é apenas uma parte de sua contribuição social, acadêmica e na área da educação.

 

O envolvimento de Rivail com o Espiritismo veio do interesse em estudar e explicar os fenômenos mediúnicos que se manifestavam ostensivamente no século XIX. As mesas girantes, que se moviam no ar, respondendo às questões das pessoas através de batidas, deixou-o intrigado e trouxe desconfianças. Seriam um truque, uma enganação?

 

Seus estudos meticulosos, no entanto, apontavam a existência de uma força inteligente por trás dos fenômenos, que ele identificou como “Espíritos dos mortos”. Desse estudo incansável e meticuloso, nasceu O Livro dos Espíritos, a primeira obra da codificação.

 

O pseudônimo Allan Kardec foi recomendação do guia Zéfiro, para preservar sua reputação no meio intelectual e não confundir suas obras científicas com as da codificação. Inúmeras foram as contribuições e os embates travados por ele para defender e explicar todo esse novo conhecimento. A mediunidade foi o veículo pelo qual pôde pesquisar os fenômenos espirituais.

Nem sempre havia seriedade na forma de lidar com os fenômenos, por isso ele mesmo duvidou inicialmente. Daí a relevância de seu trabalho. O Espiritismo criado sem o rigor científico de um cientista sério e renomado como Rivail teria caído no esquecimento e não teria criado raízes no Brasil.

"O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. Quem deseja tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento de ideias."

Kardec, O Livro dos Espíritos, Introdução VIII

PIXABAY - allan-kardec-gac0d060f7_1920 (De Ronald Sanson Stresser Junior)_BxRes.jpg
FREEPIK - close-up-man-s-hand-is-praying-church-with-lit-candle (por jcomp)_BxRes-e-Edit.j

Contribuição ao Espiritismo

Em meados de 1855, Kardec foca sua atenção no estudo das manifestações dos Espíritos, entregando-se a observações perseverantes sobre esse fenômeno, de modo a deduzir sobre as suas consequências filosóficas.

 

Desde o início percebeu o princípio de novas leis naturais, as que regem as relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Reconheceu na ação deste mundo invisível uma das forças da Natureza e compreendeu seu alcance, do ponto de vista religioso. Para ele, conhecer essa força lançaria luz sobre uma imensidade de problemas considerados insolúveis. Nesse campo, grandes foram as suas contribuições.

 

Kardec foi o primeiro homem a apresentar uma teoria sobre os fatos espirituais e formar com eles um corpo de doutrina metódico e regular. Em 01/Abr/1858, fundou em Paris a primeira Sociedade Espírita regularmente constituída, visando estudar e contribuir para o progresso da nova ciência.

 

Obras Básicas da Codificação:

  • 1857 – “O Livro dos Espíritos” (parte filosófica)

  • 1961 – “O Livro dos Médiuns”(parte experimental)

  • 1864 – “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (parte moral)

  • 1865 – “O Céu e o Inferno” (trata da justiça de Deus)

  • 1868 – “A Gênese” (parte científica, trata da Criação)

 

Outras Obras:

  • 01/Jan/1858 (início publicação): “Revista Espírita” (periódico de estudos psicológicos)

  • 1859 – “O que é o Espiritismo” (resumo sob a forma de perguntas e respostas)

  • 1890 – “Obras Póstumas” (compilação de escritos, lançada por dirigentes da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, após o falecimento de Kardec)

bottom of page