top of page
IMG_EurípedesB_comFrase (Montada - Wikipedia-e-Google).jpg

EURÍPEDES BARSANULFO

FREEPIK (FlatIcon) - estrela-branca.png

01/Mai/1880 – Sacramento/MG

FREEPIK (FlatIcon) - cruz-branca.png

01/Nov/1918 – Sacramento/MG

Educador, político, jornalista e médium brasileiro, um dos expoentes do Espiritismo.

Uma vida apostolar marcante como a de Eurípedes Barsanulfo, merece ser evocada nas suas linhas soberbas, em que o Missionário se impõe de maneira fulgurante. Trazer a lume episódios do dia a dia, iluminados pela constante do Bem, da Verdade, da Justiça, da Lógica e da Ordem – eis o dever inadiável e imperioso dos que conheceram de perto a obra missionária de Eurípedes.” – Corina Novelino, “Eurípedes: o Homem e a Missão”

O Homem

Eurípedes veio de família humilde e desde cedo trabalhou com o pai. Era resignado, digno e focado no bem. Desistiu de seu maior sonho, a medicina, para amparar a mãe doente, com receio de que a doença se agravasse. Preocupado com o semelhante, atraia a simpatia e a confiança de todos.

Católico atuante, recebeu do padre um exemplar da Bíblia, livro de difícil acesso na época, tendo dúvidas sobre as Bem-Aventuranças. Sua religião não o esclareceu, mas fiel ao compromisso com Jesus, tinha convicção de que seu impasse tinha explicação e a encontrou no Espiritismo. 

O contato com a Doutrina ocorreu através do tio, Sinhô Mariano, que lhe emprestou um livro que tocou a sua Alma: “Depois da Morte”, de Léon Denis. Depois de comparecer a seções espíritas na Fazenda Santa Maria (do seu tio), abdicou do catolicismo e tornou-se Espírita.

Extremamente inteligente, destacou-se no Colégio Miranda, onde foi monitor de várias matérias, ajudando seus colegas. Autodidata, estudava sempre e adorava ler e adquirir novos conhecimentos. Assim, mesmo sem cursar o ensino superior, adquiriu conhecimento em várias áreas: educação, medicina, botânica, direito, astronomia, filosofia, matemática, ciências físicas e naturais e literatura.

Obras

  • Aos 16 anos abriu uma farmácia homeopática para auxílio aos doentes da periferia.

  • Aos 20 anos participou da fundação da Gazeta de Sacramento, jornal onde por 2 anos publicou artigos sobre diversos assuntos.

  • Em 1902 (22 anos) fundou o Liceu Sacramentano junto com seus antigos professores e passou a lecionar.

  • Em 1903 recebeu a bíblia de presente do padre Maia e se interessou pelo Novo Testamento. Suas dúvidas sobre o Sermão do Monte foram elucidadas pelo Espiritismo.

  • Fundou o Grupo Espírita Esperança e Caridade em 1905, onde realizou reuniões mediúnicas e doutrinárias e prestou auxílio aos mais necessitados.

  • Em 31 de janeiro de 1907 criou o 1o educandário brasileiro, com orientações espíritas, o Colégio Allan Kardec, onde os alunos tinham aulas de Evangelho, Moral Cristã e curso de Astronomia.

  • No Colégio ministrou aulas de matemática, geometria, trigonometria, ciências naturais, botânica, português, astronomia e outras.

  • Foi perseguido por parte do clero que em 1917, aliado a um médico de Uberaba, moveu contra ele um processo penal sob acusação de exercício ilegal de medicina. O processo acabou sendo arquivado pelo juiz da comarca.

  • Em sua vida foi também homem público, atuando no Legislativo, trabalhando em prol do desenvolvimento e progresso da cidade, ainda tão carente de conforto, higiene e cultura.

Com forte veia de educador, os métodos educacionais que utilizava estavam bem à frente de sua época, servindo de modelo para muitos centros educacionais.

Eurípedes Barsanulfo - Busto (Google_váriosSites-e-Faces).jpg
IMG_AssistênciaCaridade (GoogleLCC)_borda-e-TXT.jpg

A Missão

​"Recordemos sempre que a Missão de Eurípedes, baseada no extraordinário potencial das faculdades específicas no campo mediúnico, foi acrisolada por traços profundos do Amor Divino." – Corina Novelino, “Eurípedes: o Homem e a Missão”

  • Mediunato: desenvolveu um dos mais luminosos mandatos mediúnicos que o mundo já conheceu. Foi médium inspirado, vidente, audiente, psicofônico, psicógrafo, médium de desdobramento e de bicorporeidade e, também, receitista, psicografando prescrições passadas por Bezerra de Menezes.

  • Colégio: com uma metodologia de vanguarda até para os dias atuais abriu salas mistas, ministrou aulas ao ar livre, inovou! "Com seu profundo amor ao magistério formou equipe de alunos brilhantes, quem em diversas ocasiões testemunharam a segurança dos conhecimentos adquiridos".

  • Aulas de Evangelho: no Colégio, nas 4as feiras, fazia-se estudo do "Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Livro dos Médiuns", para alunos e visitantes.

  • Assistência Emergencial: fazia atendimento a alunos, quando necessário. Incentivava-os de diferentes modos e os estimulava à solidariedade e apoio mútuo.

  • Farmácia Espírita Esperança e Caridade: com a ajuda de seus discípulos fazia, gratuitamente, os receituários e a manipulação dos medicamentos, que eram enviados para todo o Brasil. Muitos enfermos recebiam orientações para leitura de obras Espíritas, em especial de Allan Kardec.

  • Homem Público: conciliou atribuições do Legislativo com tarefas no campo mediúnico, educacional e de assistência a enfermos, multiplicando suas horas de devotamento, pelo amor a sua terra natal.

Eurípedes e seu forte Vínculo com Espíritos de Alta Envergadura Moral

  • Dr. Bezerra de Meneses: além de orientações, realizava curas e prescrevia receitas pelas mãos de Eurípedes, manifestando-se por diferentes mecanismos: processo da intuição / faculdade mecânica / audição / olhos espirituais (tela branca onde apareciam as receitas).

  • Maria, mãe de Jesus: dá mensagem de ânimo a Eurípedes, quando ele perdeu quase todos os alunos da escola por ter se tornado Espírita, e diz que o Colégio está sob seu manto!

  • Jesus: convívio com Eurípedes desde a época em que esteve na Terra, quando este era Marcos, garoto da aristocracia que viveu entre os essênios e já tinha bondade em seu coração.

  • Outros: João Evangelista atende seu pedido e vem falar-lhe do Sermão do Monte, para esclarecer dúvidas. Grupos como o do Dr. Bezerra o protegem e orientam em diversas ocasiões.

Alguns Missionários da Celeste Misericórdia estiveram

presentes no mundo, em diferentes épocas, encontrando-se nesse quadro sublime: Eurípedes.  Ele preparou o caminho

que Jesus apontou com segurança da exemplificação,

criando nas terras de Sacramento o Evangelho Vivo, que

soube exaltar em lições eternas, no Painel do Amor.

– Corina Novelino, “Eurípedes: o Homem e a Missão”

bottom of page