EVANGELIZAÇÃO DE ESPÍRITOS

O que é?

Um método de educação apresentado por Eurípedes Barsanulfo e iniciado em 1907 no Colégio Allan Kardec, onde desenvolveu em suas aulas a mais rica e profunda pedagogia, a Pedagogia do Amor, a qual foi exemplificada e ensinada por Jesus.

Trata-se de um modelo de ação do pensamento que permite ao Espírito perceber o ser Espiritual que é, valorizando sua reencarnação e o papel que ela representa.

 

É preciso ligar nosso pensamento ao Evangelho de Jesus, para alcançar ascensão espiritual com segurança! No final, o Espírito se Educa para aprender a AMAR de forma incondicional, tal como o Cristo nos ensinou e exemplificou.

Finalidade

Direcionada a atender às necessidades do Espírito, a Evangelização de Espíritos é um modelo de educação que visa mudar o pensamento e o sentimento do indivíduo.

Ou seja, Educar o Espírito para que possa se libertar dos atavismos e preconceitos, modificar paradigmas e despertar a consciência do Ser para seu verdadeiro papel diante das leis divinas e das oportunidades evolutivas que Deus nos concede.

"O Grupo Espírita Esperança e Caridade, fundado por Eurípedes Barsanulfo, é o responsável por toda a apresentação da metodologia de Evangelização de Espíritos. Esse trabalho é uma estrutura pedagógica, vivenciada no Mundo Espiritual pela Equipe de Eurípedes, auxilinado de maneira grandiosa o entendimento da Doutrina Espírita na vida do Espírito".

--- Eurípedes Barsanulfo, por Alzira Amui

"O que é Evangelização de Espíritos".

Método de Ensino e Aprendizagem

A Evangelização de Espíritos, utilizada por Eurípedes no Colégio Allan Kardec, introduziu as seguintes premissas:

  

  • Atividades escolares dentro e fora de sala de aula, visando explorar espaços e produzir experiências para reflexão e conhecimento.

  • Sala dividida de acordo com nível de ensino e aprendizagem de cada um - grupos formados por crianças e jovens.

  • O estudante estimulado a aprender com a expansão da sua consciência: aprender sabendo interpretar, comparar, analisar, valorizar, interligar informações, experimentar e sentir.

  • O professor visto como mediador, um agente envolvido no ensino e aprendizagem, que compartilha sentimentos, experiências, opiniões e necessidades.

Com a Evangelização de Espíritos como base da educação, no Colégio Allan Kardec meninas e meninos estudavam juntos, num processo educativo que valorizava a educação pautada no afeto, na abolição de castigos e recompensas, e no fim dos exames tradicionais.

Eurípedes Barsanulfo e o Colégio allan Kardec

Auxílio para o Espírito

A metodologia apresenta os argumentos necessários para que haja uma

melhor compreensão sobre o

Espírito e sua essência.

O método auxilia o Espírito a:

  • Desenvolver uma linha de raciocínio mais objetiva e definida.

  • Viver de forma mais espiritualizada, observando cuidadosamente os seus atos e pensamentos, os quais geram para o Espírito consequências que poderão refletir na sua vida futura. 

A finalidade primeira dessa educação é conduzir o pensamento do Espírito dentro da Verdade, de tal forma que se sinta compromissado com sua evolução, o que facilita o entendimento dos meios que Deus outorga a seus filhos para que possam amadurecer espiritualmente.

Recursos Usados

Os recursos utilizados pela metodologia de Evangelização de Espíritos são de extrema relevância para levar o Ser a pensar e se descobrir!

Recursos:

  • Natureza

  • Palavra

  • Reflexão

  • Assistência Fraterna

  • Arte

Saiba Mais

  

Alguns livros da metodologia:

  • "O que é Evangelização de Espíritos"

  • "Pelos Caminhos do Entendimento do Espírito"

  • "Assistência Fraterna - a terapeutica do amor ensinada por Eurípedes Barsanulfo"

  • "Princípios que Fundamentam a Educação do Espírito"

A Evangelização de Espíritos é um convite para o Espírito observar qual o reflexo dos ensinamentos de Jesus em sua vida!

A maturidade do indivíduo vai além do trabalho no campo intelectual. É preciso vencer limitações e inseguranças, desapegar-se dos ganhos transitórios e entender qual a verdadeira conquista do Espírito.

A aquisição intelectual conscientiza o ser, mas se não não for sentida e sedimentada no coração, mudando o padrão mental e comportamental, dificilmente haverá transformação que conduza à felicidade, harmonia e paz, dificilmente sairemos da zona de conforto e de sofrimento que nos colocamos.

As lições de Jesus constituem um grande processo transformador de pensamento e sentimento!!

Saiba mais sobre Eurípedes Barsanulfo, o Missionário que nos trouxe o método de Educar Espíritos.